
Tenho certeza de que enquanto esses psicólogos e teóricos estavam estudando e trabalhando fora de casa para fazer nome, seus filhos estavam sendo criados por babás ou outros parentes e eles, os pais, chegavam em casa só a noite. Assim é fácil dizer que não precisa dar palmadas. Sem ter que estar por perto, não se estressar e tendo outros para aguentar os pequenos, qualquer um teoriza.
Há MUITA diferença entre palmada e espancamento. POR QUÊ NÃO DIZEM ISSO???
Crianças maiores que já foram educadas desde pequenas não precisam apanhar porque já respeitam e também já tem condições de entender um diálogo mais longo. Bater é o último recurso. Mas o que fazer com uma criança que (por exemplo) não cansa de lhe chutar e bater, mesmo depois de você explicar para ela que aquilo não é aceitável? E se ela continuar te desafiando (como é comum nas crianças) vocÊ vai ficar quantas horas levando chutes e teorizando?
Respeito se aprende. Não se nasce sabendo. Quando somos mais maduros sabemos a diferença mas AS VEZES a lição precisa começar com o medo de ser punido.
A diferença entre impor limites e impor vontades só é perceptível à criança quando ela é mais crescida e já aprendeu a obedecer, sentar e conversar. O respeito vem junto. São níveis de entendimento e educação. Vá tentar colocar a sutil diferença em prática quando seu filho de três anos insistir em jogar o controle da televisão no chão.
Se uma criança não levou palmadas na hora certa, NÃO PENSE QUE QUANDO ELA CRESCER VAI SENTAR PRA DIALOGAR COM VOCê. Todos os dias vemos adolescentes que não querem ouvir os pais e são uns terrores.
E pelo amor de Deus, qual o problema em vigiar constantemente as ações de uma criança? Tem mais é que vigiar mesmo! Não confunda criança com adulto. São diferentes, sabia?
Crianças retraídas e sufocadas não são as que foram corrigidas eventualmente com alguma palmada, mas as que foram maltratadas. Não é a mesma coisa.
Sou a favor de que a criança seja ouvida, claro! MAS OS PAIS DEVEM SER OUVIDOS TAMBÉM. Se não forem, a criança deve entender que aquilo terá consequencias bem desagradáveis. Pode não ser palmada. Palmada não é remédio para tudo! Mas as vezes é necessário sim.
É mais fácil que os pais que deram palmadas sejam amados e respeitados no futuro do que pais banana ou ausentes. Pais bananas SEMPRE criam rebeldes insuportável e é mesmo o que merecem.
Se você não exige obediência, acredite: quem vai acabar obedecendo é você. Isso é tão certo e inevitável quanto o dia se seguindo à noite.
TODOS OS DIAS ME DEPARO COM PAIS PATETICAMENTE OBEDIENTES aos seus filhos. E vejos crianças que se tornaram ditadoras e impôe sua vontade aos pais sem se preocuparem se aquilo é ou não aceitável no âmbito da lei e da psicologia.
O projeto de lei do governo federal que prevê punição para quem aplicar castigos corporais é um equívoco ridículo e lamentável de pessoas que NUNCA CRIARAM PESSOALMENTE SEUS PRÓPRIOS FILHOS e que fariam um grande favor se pelo menos não atrapalhassem os que estão criando e querendo educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário