
Quero falar sobre as pessoas que falam dele e sobre as motivações delas. Por quê elas tem tanta raiva dele? Já andei me perguntando. Depois perguntei para as revoltadas. Elas responderam que odeiam ele porque ele engana as pessoas em nome de Deus. Leva as pessoas a lhe darem dinheiro usando para isso o nome do Senhor.
Cara, isso me intrigou e muito.
Primeiro porque a maioria dessas pessoas que odeiam o Edir Macedo estão se lixando tanto para Deus quanto para os supostos manés que dão dinheiro para o Edir. Não oram, não acreditam na Bíblia, não vão a nenhuma igreja. Então por quê acreditar que ele esteja desrespeitando algo sagrado? Se achassem que se trata de algo realmente sagrado porque essa pessoa não seria uma devota? Uma profunda religiosa? Uma religiosa meia-boca pelo menos? Ora, se está pouco se lixando para Deus, para as leis de Deus, para a Bíblia, para os mandamentos, porque criticar o Edir Macedo que está pouco se lixando também? Deveria era congratular-se com ele!
Segundo: "arrancar dinheiro" ele não arranca de ninguém. Quem arranca dinheiro da gente é ladrão e governo; ladrão eventualmente e governo todo o santo dia - valha-me Deus.
Terceiro: se convencer os outros a lhe entregar dinheiro sob um falso argumento é uma coisa feia - E É - saibam: ele não é o único. As indústrias da prostituição e da bebida fazem isso com maestria dia e noite, noite e dia sem parar, desgraçam famílias inteiras e ninguém fica com raivinha dos que enriquecem com isso. Tampouco se aborrecem com as atrizes gostosas que fazem publicidade para essas empresas. Nem ficam com pena dos pobrezinhos que foram convencidos por elas e se tornaram alcoolatras.
Então ninguém, mas ninguém mesmo está com peninha do povo enganado, sejamos sinceros. "Ira santa" é um sentimento que passou longe da discussão aqui. Em nossa sociedade faz-se arrojadas campanhas para mostrar todo um estilo de vida mentiroso e fantasioso objetivando a vendar de álcool, sexo e tabaco (este último até pouco tempo atrás). Daí entra fortuna para a mão de umas poucas pessoas, milhões se lascam e ninguém liga. Quem paga por isso não são apenas pessoas ricas, mas pobres também e frequentemente dão bem mais do que o dízimo. E não venham me dizer que não foram seduzidas. Foram sim, e por meios muito mais sofisticados do que um pastor gritando no púlpito.
Você me diria: mas pelo menos elas estão se divertindo!
a) Elas (e nós e todo mundo) após serem submetidas a uma lavagem cerebral feita pela mídia desde que nasceram, assistindo na tv a "explicação" (imposição) de o que é e o que não é diversão (segundo a conveniência de quem vende diversão) estão debaixo de uma fortíssima pressão social para querer segundo eles querem que elas queiram e pensar que "diversão" é aquilo que eles dizem que e diversão; e "aproveitar a vida" é exatamente daquele jeitinho que se vê no comercial e na novela. Agora experimente agir diferente e veja o que seus "amigos" vão dizer de você. Sinta o peso da pressão social. Você não é tão livre quanto pensa que é. Tá tudo dominado. A galera da contra-cultura de repente é mais cabeça... Pelo menos ousa ser diferente...
b) E quem disse que o pessoal do Edir, naqueles cultos estranhos, não está se divertindo? É apenas uma forma diferente de fugir da realidade. Claro que tem gente que acha mais divertido destruir a cartilagem do nariz mas isso é uma questão de gosto. Há também os que gostam de samba, os que adoram beber até cair e no outro dia acordar imprestável sendo xingado pela mulher e ainda acha liiiindo contar isso para os colegas de trabalho. Há muitos que se divertem mais "queimando pacificamente a rosca" mas tem a turma do contrário: acham o máximo sair para um baile funk e no final quebrar a cara dos outros e sair todo quebrado.
O fato é que há gosto pra tudo! Para alguns é incompreensível pagar para passar a noite toda em uma boate fedendo a cigarro, ouvindo tum-tum-tum até enlouquecer, não conseguir conversar com ninguém e retornar para casa exausto. Milhões chamam isso de diversão. Outros curtem loucamente os cultos da Igreja Universal!
Detalhe: em NENHUM desses eventos a pessoa vai sem gastar dinheiro. Se você ficar em casa sozinho de luz apagada, ainda assim estará gastando dinheiro, pelo menos do aluguel. Pelo menos do IPTU.
Quer saber? Acho que no fundo no fundo o pessoal tem mesmo é inveja dele. A mesma inveja indecente que sentem pelos políticos, do tipo: odeio esse cara porque não tive a sacada que ele teve ou não consigo ter a mesma cara de pau mas se eu tivesse ou tivesse chance, faria o mesmo. Inveja. Ninguém está nem aí pra Deus nem está nem aí para o povo. Sabe porquê também? Por mais essa:
Todas as vezes que você constrange alguém que te ama a te dar alguma coisa em nome do amor que essa pessoa sente por você, você está agindo igualzinho ao Edir Macedo: está mercadejando o amor. Porque Deus é Amor. É como estar usando Deus para conseguir bens materiais. Igualzinho.
Uma mulher que usa o amor de um homem para arrancar dele coisas, é filha do Edir Macedo. Um filho interesseiro que constrange e faz chantagem emocional com os pais e se utiliza friamente desse amor para pegar grana, carro, vídeo-game, é cria do Edir Macedo. Todo mundo que tira vantagem de outro por causa do amor que aquela pessoa lhe dedica, é discípulo do Edir Macedo ainda que nunca tenha pisado numa Igreja Universal porque Deus é amor e constranger o amor por dinheiro dá nisso que todo mundo diz que tem raiva.
Mas me diga aqui baixinho: sinceramente você tem raiva? Mas tem raiva mesmo?
Eu amei o que vc escreveu. Exatamente... muito bom!!!
ResponderExcluir